Descubra neste post qual o custo de investir com o auxílio de uma Assessoria de Investimentos como a Vértua Investimentos.
O assunto “investimentos” tem estado em alta há algum tempo no Brasil, e o número de investidores vem crescendo quase que exponencialmente. Porém, por não saber qual o custo de uma Assessoria de Investimentos e achar que se trata de um serviço caro, muitos investidores cuidam sozinhos de seus investimentos, e acabam tendo rendimentos abaixo do que poderiam.
O que esses investidores não sabem é que a Assessoria de Investimentos é um serviço gratuito! É isso mesmo, você não paga diretamente uma Assessoria. Vamos explicar ao longo do texto, mas antes é necessário explicar o que é uma Assessoria de Investimentos.
O que é uma Assessoria de Investimentos
O AAI (Agente Autônomo de Investimentos) ou a Assessoria de Investimentos é uma empresa composta por Assessores certificados pela Ancord e regulados pela CVM (Comissão de Valores Monetários), e esses Assessores são os intermediários entre você e a corretora/banco de investimentos.
A função deles é ajudar o cliente a entender o mercado financeiro e as melhores opções de investimento de acordo com seu perfil de investidor.
Outro detalhe importante é que não é qualquer um que pode ser Assessor. É preciso passar em uma prova e obter uma certificação, no caso a Certificação da Ancord. Ou seja, para ser um Assessor é preciso conhecer muito do mercado financeiro.
Banco de Investimentos
Toda Assessoria é obrigatoriamente conectada a apenas um único Banco de Investimentos ou Corretora de Investimentos e sempre você verá a marca do escritório acompanhada pela marca do banco/corretora.
Por exemplo: Vértua Investimentos – AAI BTG Pactual (inserir logo da vértua+btg). Ou seja, a Vértua, é um escritório vinculado ao Banco BTG Pactual, que aliás é o maior banco de investimentos da América Latina.
Qual o custo do serviço de uma Assessoria de Investimentos
Depende, mas você nunca pagará nada diretamente à Assessoria. Eu explico:
Sempre que você escolhe um investimento de um banco de investimentos você paga alguma taxa a esse banco, seja uma taxa de administração, taxa de performance ou outra taxa.
Caso você não tenha uma Assessoria de Investimentos, essa taxa vai 100% para o banco. Já quando você tem uma Assessoria, aqueles mesmos 100% são divididos entre o Banco e o escritório de Assessoria.
Veja esse exemplo fictício:
Você é um investidor inteligente e abriu sua conta no maior e melhor banco de investimentos da América Latina, o BTG Pactual.
Navegou pelo APP e decidiu investir 50.000 reais em uma aplicação de Renda Fixa que tem uma taxa de Administração de 1,5% a.a (ao ano).
50% dessa taxa (1,5%a.a.) vai para o BTG, 37% vai para a Assessoria e o restante é usado para pagamento de impostos. (Lembrando que isso é um exemplo fictício e as remunerações, tanto do banco como da Assessoria variam de acordo com os ativos ofertados).
Resumindo, se você já investe e paga alguma taxa, já poderia ter o serviço de uma Assessoria gratuitamente e assim, tem alguém olhando diariamente para os seus investimentos, resultados, performance dos ativos e outros detalhes que vão trazer informações para “mexer as pedras no tabuleiro” e fazer o jogo ficar melhor para você.
Fale com um Assessor:
Como Escolher uma Assessoria
Para escolher uma Assessoria não basta sair na rua e entrar em qualquer escritório, afinal estamos falando do seu patrimônio, conquistado com tanto suor. Não dá para colocar isso na mão de qualquer um. Então, veja essas dicas para escolher bem uma assessoria.
Procure uma Assessoria com bons históricos
Veja, bom histórico não é tempo de história. Fale com amigos e referências de pessoas que conheçam essa Assessoria. Tem muito escritório de investimentos que só quer que você entre, deixe seu dinheiro no ativo que lhes rende mais comissão e nem vão te dar atenção depois. Porque para algumas assessorias o mais importante é fazer você (cliente) ser o mais rentável o mais rápido possível para eles.
Na Vértua o foco é o relacionamento a longo prazo e fazer com que o cliente tenha a melhor rentabilidade independente da comissão que esse ativo pagará para o escritório.
Corretora Vinculada
Prefira escritórios de corretoras e bancos de investimentos renomados, como o BTG Pactual, que aliás é o maior banco de investimentos da América Latina.
Falamos sempre do BTG porque é o exemplo ‘dentro de casa’. É muito difícil se credenciar e poder carregar o BTG no nome do escritório. A Vértua Investimentos conseguiu e segue normas super rígidas de ética e compliance estipuladas pelo Banco.
Uma boa corretora ou banco de investimentos traz consigo credibilidade, segurança e por consequência ativos melhores para investir.
Escritório Físico
Faça uma visita ao escritório ou pelo menos tenha a certeza que ele existe. Saber onde você pode ir caso tenha algum problema, traz segurança e confiança.
Conheça os sócios e sua história
Quem fundou o escritório? De onde essa pessoa vem? Por que ela fundou essa assessoria? Quais são as experiências passadas? Se colocar o nome dessa pessoa no Google, o que vai aparecer?
Investigue mesmo! É o seu patrimônio que você está colocando para esse escritório cuidar. Você tem todo direito de saber tudo.
Inovação e adaptabilidade
Por fim, a última dica que deixamos é: procure uma empresa que está atenta às mudanças do mundo e do mercado.
Desde que a tecnologia entrou em nossas vidas o mundo vem mudando cada vez mais rápido, e você precisa de uma assessoria atenta às mudanças. Normalmente essas empresas tem uma mescla forte de pessoas experientes em seus conselhos e pessoas jovens executando, antenados no mundo e prontos para as mudanças.
A Vértua Investimentos | BTG PACTUAL
A Vértua é um escritório de investimento jovem, mas que carrega consigo uma experiência incrível no mundo dos investimentos, além de ser vinculado ao BTG Pactual.
O nome Vértua vem da junção das palavras VERitas, que do latim significa verdade, e perpeTUAre, que do latim significa perpetuar.
A mentalidade dos sócios (Micheli e Rui) é de fazer algo diferente no mercado financeiro. A ideia é colocar o cliente em uma posição central, e não como um instrumento de rentabilidade para a própria empresa.
É óbvio que como uma empresa a Vértua visa o lucro, mas não a qualquer custo ou passando por cima dos interesses do cliente, ou seja, a rentabilidade do cliente está sempre à frente, e ela é o norte buscado pelos Assessores.
Agindo assim, com VERDADE, a Vértua busca perpetuar o relacionamento com seu cliente. O objetivo é que o cliente permaneça por muitos anos, e não apenas por um período curto gerando a maior rentabilidade possível nesse período.
Além de saber qual o custo de uma Assessoria de Investimento eu deixarei 2 links importante para você:
Fico muito muito Feliz de a Corretora Empíricus Investimentos, antiga Vitreo, agora faz parte do BTG Pactual e também sou Cliente Vértua. Grande Abraço a minha Assessoria, na qual Espero Confiantemente seu Apoio e sua Logística de Investimentos….