Saiba tudo sobre o funcionamento das Assets e como elas podem ajudar em seus investimentos.
Inicialmente, precisamos entender de onde vem a palavra Asset. Basicamente é a tradução do termo em inglês “asset”, que nada mais é do que Ativo. Mas então, o que é uma asset? A Asset, é uma empresa que faz gestão de recursos de terceiros, geralmente dentro de bancos ou fundos de investimentos que são especializados em gerir o patrimônio de cotistas.
Importante dizer que a regulação de toda Asset acontece através CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Então, assim como qualquer órgão, a asset também tem suas regras para seguir.
Como funciona uma Asset
Você já deve ter pensado, como seria bom se tivesse tempo o suficiente para analisar o mercado e escolher os seus ativos para diversificar sua carteira, certo? Esse basicamente é o trabalho de uma asset. Ela vai gerir seu recurso de acordo com cada perfil e objetivo do investidor.
A estratégia de cada gestão vai desde o perfil mais conservador até o mais sofisticado e serve muito bem como forma de diversificação para quem quer arriscar, mas tem medo.
Em um perfil mais conservador, a gestão vai ser feita por meio de ativos de renda fixa como títulos públicos, CDB, LCA entre outros.
Para casos de estratégias mais arrojadas, o cliente pode ter preferência por fundos de ações, multimercados, criptoativos e até operações mais alavancadas, como o mercado de derivativos.
Como é a divisão de uma asset?
Assim como qualquer empresa tem suas divisões em uma asset não é diferente.
- Gestão de recursos
É uma das áreas mais importantes dentro de uma Asset. Isso porque é onde as estratégias de alocações são realizadas, sendo realizada não somente a alocação, mas também o monitoramento de como o fundo se comporta, cada uma com um gestor responsável.
Por exemplo, um gestor de renda variável não será o mesmo que o gestor de renda fixa, isso porque são duas estratégias diferentes. Então dentro dessa área, pode haver mais de um gestor, junto a sua equipe.
- Análise econômica
Nessa área, geralmente composta por economistas, a atuação é por meio de indicadores econômicos como inflação, juros, Ibov, entre outros. O objetivo é buscar de certa forma prevenir cenários que possam afetar a performance do fundo.
- Gestão de risco e compliance
Como foi comentado no início, uma Asset é fiscalizada pela CVM e essa área é a responsável para que tudo esteja dentro de todas as conformidades impostas.
Por exemplo, um fundo de ações deve aplicar no mínimo 67% do seu patrimônio em ativos relacionados. Essa área é a responsável por essa fiscalização.
- Comercial
A área comercial atua diretamente com o cliente, seja ele um banco ou em um escritório de investimentos.
Esse é o time que apresenta quais os produtos devem ser oferecidos, junto ao desempenho e análise de cada gestor.
Como funciona a remuneração de uma Asset?
Quando você vai fazer uma alocação em um fundo de investimento, seu assessor já deve ter falado pra você sobre duas possíveis taxas que o fundo cobra, são elas a taxa de administração e taxa de performance.
A taxa de administração é um percentual anual que incide sobre o valor total aplicado pelo investidor no fundo. Essa cobrança se dá com o objetivo de remunerar os profissionais que realizam a gestão do fundo, enquanto a taxa de performance pode ou não ter alguma cobrança. Isso porque ela é condicionada ao desempenho do fundo superar determinado ‘benchmark’, como o CDI, por exemplo. É importante lembrar que nem todo o fundo cobra essa taxa e sim na grande maioria, somente a taxa de administração.
Investir por meio de uma asset facilita a diversificação da sua carteira, tornando-a mais eficiente, bem como a gestão fica por meio de um profissional capacitado, contribuindo para o aumento da confiança.
Aqui na Vértua temos um ótimo relacionamento com diversas Assets, que estão sempre em contato com nosso time nos atualizando sobre cenários e também desempenho dos ativos.
Quer saber mais sobre Assets? Você pode falar com um Assessor de Investimentos para tirar suas dúvidas.