Como a inflação afeta os investimentos

Photo of author

By Rui Manica

Nesse post vamos falar como a inflação afeta os investimentos, poder de compra e mais. Leia abaixo

Primeiramente, é preciso entender que a inflação é um aumento geral dos preços de bens e serviços em uma economia e ela afeta diretamente os investimentos. Esse aumento é medido por um índice de preços, como o IPCA ou o IGP.

Quando os preços aumentam, o poder de compra da moeda diminui, o que significa que as pessoas precisam de mais dinheiro para comprar os mesmos bens e serviços. 

Vários fatores podem causar inflação, como aumento da oferta de dinheiro, aumento da demanda por bens e serviços e aumento dos custos de produção.

Os governos tentam controlar a inflação usando políticas monetárias e fiscais.

Exemplos práticos de controle de inflação:

Quando o consumo está alto os preços tendem a aumentar e a oferta de produtos diminuir. Para controlar isso, o governo pode aumentar a taxa de juros, deixando o dinheiro mais caro e desestimulando o consumo. 

IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o principal índice de inflação do Brasil. Ele é medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é usado como referência para ajustes de preços, salários e outras variáveis econômicas.

O IPCA mede a variação de preços de um conjunto de bens e serviços consumidos pelas famílias urbanas e rurais do país. 

Ele é calculado com base em uma cesta de bens e serviços, que inclui itens como alimentação, transporte, saúde, educação, entre outros. A atualização do IPCA é mensal e serve como uma medida da inflação no Brasil. Se o índice aumentar, isso significa que houve inflação. Se o índice diminuir, isso significa que houve deflação.

Deflação

A Deflação é o contrário da Inflação, ou seja, é a queda no preço dos produtos e serviços. Olhando de forma simplista você pode achar que deflação é bom, mas não é bem assim. Vamos ao exemplo:

Em um cenário de deflação, os preços estão caindo. 

  • Se eles estão caindo significa que há muita oferta e pouca procura para compra. 
  • Se há pouca procura, há pouco consumo. 
  • Pouco consumo desestimula a indústria. 
  • Menos demanda na indústria significa menos empregos e a roda da economia deixando de girar, criando assim um “ciclo da pobreza”. 

Portanto, o ideal é haver um equilíbrio entre demanda e oferta para garantir que a roda da economia gire, gerando mais riquezas ao país e à população.

Tipos de Inflação

A inflação pode ser classificada por tipo. Existem 4 tipos de inflação que veremos a seguir:

  1. Inflação de demanda: Ocorre quando a demanda por bens e serviços aumenta mais rapidamente do que a oferta. Isso pode levar a um aumento dos preços, já que as empresas podem aumentar os preços para aproveitar a demanda.
  1. Inflação de custos: Ocorre quando os custos de produção aumentam, o que pode levar a um aumento dos preços. Por exemplo, se os preços do petróleo aumentarem, isso pode encarecer os custos de transporte e, portanto, levar a um aumento dos preços de muitos produtos.
  1. Inflação de oferta: Ocorre quando a oferta de dinheiro aumenta mais rapidamente do que a demanda por bens e serviços. Isso pode levar a um aumento dos preços, já que as pessoas têm mais dinheiro para gastar e podem pagar mais pelos bens e serviços.
  1. Inflação hiperinflacionária: É uma forma extrema de inflação em que os preços aumentam rapidamente em um curto período de tempo. Isso pode ocorrer em contextos políticos ou econômicos instáveis, como guerras ou crise financeiras.

Como a inflação afeta os investimentos

A inflação pode afetar os investimentos de várias maneiras: 

Primeiro, a inflação pode diminuir o poder de compra do dinheiro, o que significa que as pessoas precisam de mais dinheiro para comprar os mesmos bens e serviços. Isso pode levar a uma diminuição do valor de investimentos que são mantidos em dinheiro, como poupanças bancárias e títulos do Tesouro.

Ela também pode afetar os investimentos em ações e títulos. Se os preços dos bens e serviços estão aumentando rapidamente, as empresas podem ter que aumentar os preços de seus produtos para cobrir os custos mais altos de produção. Isso pode levar a lucros mais altos e, portanto, a um aumento no valor de suas ações. No entanto, se a inflação estiver muito alta, isso pode afetar negativamente a economia como um todo e levar a uma diminuição dos lucros das empresas e, portanto, a uma queda no valor das ações.

Os investimentos em títulos também podem ser afetados pela inflação. Os títulos são emitidos pelo governo e por empresas e pagam juros aos investidores. Se a inflação estiver alta, os investidores podem exigir taxas de juros mais altas para compensar o aumento dos preços. Isso pode levar a uma diminuição no valor dos títulos existentes, já que os investidores novos exigirão taxas de juros mais altas para comprar títulos novos.

Por fim, a inflação é um índice que pode ser o balizador para investimentos, como os ativos de Renda Fixa Híbridos. Exemplo: “O Ativo X pagará ao investidor, ao final de 24 meses, 8% ao ano + IPCA (Inflação)”.

Como proteger seu patrimônio da inflação

O primeiro ponto a pensar é ter uma carteira de investimentos bem diversificada, com parte dela em investimentos mais seguros e balizados no IPCA (como Títulos do Tesouro) para garantir que esse dinheiro não perderá valor ao longo do tempo, mantendo seu poder de compra. Já a outra parte da carteira em investimentos mais sofisticados, que podem ter um risco maior, mas que trazem uma rentabilidade acima da inflação. 

Com um Assessor de investimentos olhando para sua carteira de investimentos, essa tarefa fica mais fácil e assertiva. Vou deixar 2 links abaixo que podem ser interessantes para você.

Link 1 – Veja 5 benefícios de contar com uma Assessoria de Investimentos, nesse post explicamos por que vale a pena investir junto a uma Assessoria.

Link 2 – Fale com um Assessor. A Vértua Investimentos tem um time de Assessores especialistas que podem te ajudar. 

Espero que você tenha gostado deste conteúdo. Compartilhe este post com um amigo ou familiar.