Como começar seus investimentos

Photo of author

By Micheli Faoro

Veja o que você precisa fazer para dar os primeiros passos no Mercado Financeiro e como começar seus investimentos.

Primeiramente, é preciso estar claro para você que investir é o melhor caminho para aumentar suas chances de ser bem-sucedido(a) em suas atividades econômicas.

Através dos investimentos, você pode aumentar as oportunidades do seu negócio prosperar, crescer em tamanho e “Share” de mercado, além da infraestrutura do seu negócio.

Investir também é a principal forma de garantir um futuro tranquilo para você e sua família, e saber como começar seus investimentos é fundamental nesse processo.

No Brasil, o assunto investimento é um dos mais badalados atualmente. Saber como começar a investir é ir além da tradicional Poupança. O objetivo é conquistar a independência financeira assim como fazer o dinheiro trabalhar por você a partir das diversas possibilidades que o mercado financeiro oferece, ao invés de você trabalhar pelo dinheiro.

Contudo, é preciso ter método, entender o mercado e seguir os passos necessários dessa jornada para chegar ao topo. Veja abaixo algumas dicas importantes para começar seus investimentos:

1. O que é o mercado financeiro

O mercado financeiro é um ambiente que reúne um conjunto de instituições, onde se negocia a compra e venda de ativos, metais preciosos e moedas, sendo nacional ou internacional, direcionados por mercado de capitais, monetário, mercado de crédito e de câmbio.

2. Qual a base para iniciar um investimento

Um dos principais tópicos é: a administração financeira, que é o gerenciamento de entradas, saídas, custos, lucros e todos os processos que auxiliam no seu objetivo. Em seguida vem o seu Mindset, ou seja, como sua mente está “setada”, como ela se comporta frente aos desafios, suas reações, soluções, ações comportamentais que classifiquem um padrão de comportamento e o desenvolvimento pessoal.

A administração financeira é um dos principais pilares para chegar ao sucesso em todas as áreas, principalmente quando falamos em investimentos. Essa importância é marcada e destacada pelas maiores referências do mercado. Uma delas é a de Warren Buffett, um dos maiores investidores do mundo:

“Se você não souber o que está fazendo com seu dinheiro, certamente estará correndo muitos riscos”.

Mindset é a blindagem de sua mente e ela se torna um dos principais pilares para o sucesso, pois será um refletor de suas ações e isso determinará quem é quem no âmbito comportamental, podendo até modelar crenças e hobbies mentais. A obra do autor Norman Vicent Peali, “O Poder da Mente Positiva”, traz esse ponto onde relata qual a importância do vencer em sua mente para refletir na sua vida.

3. Como começar seus investimentos no Mercado Financeiro

Esse é o passo onde você vai estabelecer os seus objetivos, assim como determinar os valores que vai investir mensalmente. Do mesmo modo terá ajustes de orçamento e claro, a procura de uma Assessoria de Investimentos, que poderá te munir de informações sobre o mercado financeiro e suas tendências, para que você tome a melhor decisão. A Vértua Investimentos conta com um time de Assessores incríveis, ligados 24h por dia no mercado financeiro!

Outros pontos desse tópico são: saber a importância da diversificação de investimentos, ações dos investidores e métodos utilizados para investir. Uma ótima dica de leitura é a obra de Benjamin Graham, “O Investidor Inteligente”, que traz com riqueza de detalhes todos esses tópicos.

3.1 Objetivos de uma Assessoria de Investimentos:

A assessoria tem por finalidade obter informações e orientar quais são os caminhos mais adequados para os investimentos. Os assessores ajudam a montar uma carteira de investimentos diversificada e compatível com o seu perfil, objetivos e planejamento financeiro, visando principalmente os resultados de longo prazo. Fale com um assessor clicando aqui!

4. Quais são os principais perfis de investidores no mercado financeiro?

  • Conservador – representa os investidores que priorizam a segurança e a liquidez como ponto decisivo e não toleram riscos.
  • Moderado – representa os investidores que prezam pelo equilíbrio entre investimentos seguros e outros com algum risco, caso o ganho seja um pouco acima da média.
  • Sofisticado – representa aqueles que até possuem algum investimento seguro, mas priorizam a maior parte de sua carteira em investimentos mais arriscados, onde há uma chance de perda, porém com possibilidades de ganhos mais expressivos que investimentos mais tradicionais e seguros.

5. Onde investir

O ideal é sempre diversificar sua carteira de investimentos. Se você é mais “Conservador”, os investimentos de Renda Fixa como LCI, LCA e CDB são ideais para você! Já se você se considera um investidor “Sofisticado”, o mercado de renda variável tem mais a ver com o seu perfil, e investir em Ações pode ser um ótimo caminho. Além desses tipos já citados, você pode escolher um investimento de Previdência Privada ou Fundos de Investimentos, que são fundos que aplicam em determinados grupos de empresas.


Por último queremos saber se você curtiu esse material? Se sim, compartilhe em suas redes sociais ou com um amigo que tem dúvidas sobre como e por onde começar a investir.

Da mesma forma você pode ler mais conteúdos como esses. Veja abaixo essas sugestões:

FGC: o que é e para que serve?
Meu dinheiro está na poupança, o que eu poderia fazer?
Tipos de Riscos nos Investimentos