Como investir no Tesouro Selic

Photo of author

By Márcio Miranda

Saiba tudo que você precisa sobre como investir no Tesouro Selic nesse artigo completo!

Investir no Governo costuma ser rentável e muito seguro, já que o Governo é a única instituição que pode “imprimir dinheiro” para honrar com seus compromissos. Porém, existem vários títulos que o governo emite, e o Tesouro Selic é um deles. Hoje vamos falar mais sobre como investir no Tesouro Selic. Vamos explicar desde conceitos básicos até tributação. Siga lendo:

O que é o Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um título da dívida pública do governo brasileiro. Você também o encontra procurando por ‘Letra Financeira do Tesouro’ ou LFT, que é seu nome técnico. Bem como outros ativos que o governo disponibiliza, o Tesouro Selic se dá como um empréstimo ao Estado, que por sua vez utiliza esses recursos para financiar seus gastos e até investimentos.

Em contrapartida, o Tesouro Nacional se compromete a pagar os valores corrigidos por uma taxa e em um prazo pré-definido na hora da aplicação. Quando falamos do Tesouro Selic, o rendimento está atrelado à taxa básica de juros (Taxa Selic). 

Como seu rendimento é diário, investir no Tesouro Selic é uma opção que preserva o capital mesmo em caso de resgate antecipado. Isso porque o Tesouro garante a recompra diária do título. Sendo assim, esse é um ativo com uma liquidez muito boa, com o dinheiro investido voltando para a conta do investidor no próximo dia útil após a solicitação do resgate.

Como funciona

Quando o governo precisa arrecadar dinheiro seja para gastos públicos ou investimentos, ele pode emitir “Títulos Públicos”. O Tesouro Selic é um deles. 

O governo coloca esses títulos à venda com um valor unitário, e os investidores que se interessarem podem adquirir esses títulos. Basta ter conta em uma corretora que tem a custódia desses títulos. 

A principal vantagem do Tesouro Selic é que você não tem risco de perda de rentabilidade porque o título rende diariamente. Por esse motivo e por ter praticamente uma liquidez diária, o Tesouro Selic torna-se uma opção muito viável para sua Reserva de Emergência.

Vale ressaltar que o Tesouro Selic não tem cobertura do FGC. Isso porque quem emite o título é a União e não um banco. 

Quanto rende o Tesouro Selic

Como dissemos no começo deste artigo, o rendimento do Tesouro Selic fica vinculado à Taxa Básica de Juros do país (Taxa Selic). Ou seja, se a taxa sobe, o rendimento sobe. Se ela cai, o rendimento cai junto.

A Selic é atualizada a cada 45 dias na reunião do COPOM (Conselho de Política Monetária) do Banco Central. Isso acontece porque a Selic é a taxa de juros balizadora da economia no país. Em resumo, essa taxa é um instrumento utilizado para controle da inflação! 

A lógica é simples: com o risco de uma inflação mais alta, o Copom pode subir a taxa de juros para assim segurar a alta da inflação. Já no cenário oposto em que a inflação e o consumo estão muito baixos, o Banco Central pode reduzir a Taxa Selic para incentivar a economia, fazendo com que o dinheiro e o crédito fiquem mais baratos.

Em suma, o rendimento do Tesouro Selic será igual à Taxa Selic no período em que o capital estiver aplicado!

Outro fator que deve ser considerado e até “descontado” é a questão do Imposto de Renda, que afeta a rentabilidade do título e é o próximo tópico do nosso artigo!

Tributação

Um dos fatores de maior impacto em cima da rentabilidade do Tesouro Selic é a cobrança do Imposto de Renda sobre os ganhos de capital. As alíquotas, cobradas pela Receita Federal, privilegiam as aplicações de longo prazo. O imposto começa com 22,5% para aplicações de até 180 dias (seis meses) e vai caindo, até chegar a 15% em caso de o valor do investimento permanecer por mais de 720 dias (dois anos). Veja a Tabela a seguir:


Como Investir no Tesouro Selic

Para investir no Tesouro Selic, assim como em outros títulos do Tesouro Direto, você precisa ter uma conta aberta em um banco ou corretora de investimentos que seja habilitada pelo Tesouro Nacional. 

Com a conta aberta, você pode fazer a aplicação pela plataforma da corretora, portal ou app do Tesouro Direto. O investimento pode ocorrer durante o horário de funcionamento do mercado, ou seja, das 9h30 às 18h00, com o investidor podendo fazer sua opção por títulos que tem oferta do Tesouro naquele momento.

Além do Tesouro Selic há outras ótimas opções de investimento, tanto no Governo como em outras instituições. O ideal é conversar com um Assessor de Investimentos para que ele possa fazer uma análise detalhada do seu perfil e assim te orientar para os investimentos que mais fazem sentido para você. 

Para receber o contato de um Assessor, clique aqui.