Previdência Privada: como pagar menos Imposto de Renda com um plano PGBL

Photo of author

By Larissa Verissimo

Descubra como pagar menos Imposto de Renda diminuindo-o em até 12% com um plano PGBL de Previdência Privada.

Se tem algo que deixa o brasileiro de cabelo em pé é a quantidade de Imposto que pagamos. Pensando nisso, decidi escrever esse artigo para te mostrar como pagar menos Imposto de Renda com um plano PGBL de previdência, reduzindo em até 12% o imposto devido. 

Primeiramente, vamos entender mais sobre o PGBL.

O que é PGBL?

PGBL é a sigla para Plano Gerador de Benefício Livre, um tipo de plano de previdência privada oferecido por instituições financeiras, seguradoras e corretoras de valores.

Ele é um plano de previdência complementar que permite ao participante fazer aportes periódicos ou únicos para acumulação de recursos para o futuro, visando complementar a aposentadoria pública ou como forma de investimento a longo prazo.

Uma das suas principais características é que ele permite que o participante abata as contribuições realizadas do Imposto de Renda.

Como ocorre a dedução e a restituição do IR

Quando a pessoa realiza uma contribuição para um plano PGBL, ela pode deduzir esse valor da base de cálculo do Imposto de Renda em até 12% da renda bruta anual tributável. Isso significa que a pessoa pode ter um abatimento desse valor na hora de calcular o imposto a pagar.

No momento da declaração do IR, o contribuinte que possui um PGBL deve informar as contribuições realizadas no ano anterior ao da declaração. Assim, a Receita Federal irá calcular o imposto devido com base na renda bruta tributável, descontando as deduções permitidas, incluindo as contribuições feitas ao PGBL.

Caso a pessoa tenha pagado um valor de IR maior do que o devido, ela terá direito à restituição da diferença.

Exemplo:


Quer saber mais sobre Imposto de Renda nos investimentos de Renda Fixa? Acesse este link

Para quem é esse tipo de investimento?

O PGBL é um investimento previdenciário que pode ser adequado para investidores que desejam planejar o seu futuro a médio e longo prazo.

Ele é indicado principalmente para investidores que possuem uma renda mais elevada e que desejam aproveitar as deduções fiscais permitidas pela legislação.

Além disso, pode ser vantajoso para quem faz a declaração do Imposto de Renda no modelo completo, pois permite que o imposto a pagar seja reduzido.

Como é a tributação do PGBL?

A tributação do PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é um pouco diferente de outras modalidades de investimento, pois ela está relacionada às regras de tributação dos planos de previdência privada.

No momento do resgate a tributação incide sobre o valor total acumulado no plano, incluindo as contribuições e os rendimentos. Nesse caso, a alíquota do Imposto de Renda varia de acordo com a tabela de imposto escolhida na contratação do plano a mais indicada é a Tabela Regressiva.

No regime regressivo as faixas do imposto não aumentam ou diminuem em função dos montantes, mas sim em função do tempo de cada aplicação.

A alíquota começa em 35% em um intervalo de 2 anos, e vai decrescendo, a cada dois anos, respectivamente para 30%, 25%, 20%, 15%, chegando em 10% após 10 anos.

Como desfrutar de seu investimento?

  • Resgate total: O investidor resgatará o valor integral do seu investimento a qualquer momento, observando o prazo de carência, inclusive após sua aposentadoria.
  • Resgate parcial: O investidor poderá fazer resgates parciais de seu investimento a qualquer momento, observando o prazo de carência.
  • Renda mensal vitalícia: O investidor receberá uma quantia mensal estipulada até o seu falecimento.
  • Resgate mensal com prazo determinado: O interessado receberá mensalmente a quantia estipulada na data que escolher receber uma renda até o fim do prazo contrato. Em caso de falecimento, um beneficiário receberá o restante das parcelas até o fim do prazo definido.

Gostou desse conteúdo, quer se aprofundar no assunto e começar a pagar menos IR? Fale com um Assessor hoje mesmo!