COPOM – Comitê de Política Monetária e a definição da Selic 1T 2023

Photo of author

By Micheli Faoro

O COPOM começou a primeira reunião do novo governo ontem e hoje teremos a definição da Selic para os próximos meses.

Ontem, dia 31/01/2023, começou a primeira reunião do COPOM na gestão do novo governo. Essa reunião acontece a cada 45 dias, tem duração de 2 dias e entre os diversos assuntos monetários e definições de políticas econômicas, temos a definição da Taxa Selic para os próximos 45 dias. 

Esse assunto é de suma importância porque a taxa de juros (a Selic) é um dos principais balizadores da economia brasileira.

Boa parte dos investimentos de Renda Fixa tem a Selic como a taxa de referência para remunerar os investidores. Caso queira saber mais sobre investimentos de Renda Fixa, acesse este link e veja nosso artigo sobre o assunto.

O que é o COPOM e quais são os seus objetivos

O COPOM é o Comitê de Política Monetária. Ele foi criado em 1996 e seu objetivo primordial é estabelecer as diretrizes da Política Monetária do Brasil.

Como dissemos na introdução deste artigo, uma das principais atribuições do COPOM é a definição da Taxa Selic, que é a taxa básica de juros do país. Ela serve como um balizador para o crédito bem como para boa parte dos investimentos dentro do Brasil.

Além da Selic, outra atribuição importante do COPOM é a divulgação do relatório trimestral de inflação. 

A inflação é medida principalmente através do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Temos um post completo falando sobre a inflação e como ela afeta os investimentos. Acesse o conteúdo neste link.

A criação do COPOM foi inspirada em iniciativas internacionais que também tem o objetivo de regular a economia de outros países, assim como a FOMC (Federal Open Market Committee) nos Estados Unidos, o Monetary Policy Committee, na Inglaterra e o Banco Central Europeu.

Quem compõe o COPOM

O Presidente do Banco Central e alguns diretores são os membros que formam o COPOM. Entre os diretores estão o Diretor de Política Monetária, de Política Econômica, Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos, Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural, Fiscalização, Regulação, Relacionamento Institucional e Cidadania e o Diretor de Administração.

Formato da Reunião

A reunião do COPOM acontece em 2 dias, e ela ocorre 8 vezes ao ano (a cada 45 dias). Além disso, eventualmente, pode haver alguma reunião esporádica

Antes de tudo, no primeiro dia, os chefes de cada departamento devem apresentar uma análise técnica do atual cenário do país. Alguns assuntos discutidos são:

  • Economia internacional
  • Inflação
  • Mercado monetário
  • Balanço de pagamentos
  • Entre outros

Do mesmo modo, no segundo dia os diretores de política monetária e de política econômica, trazem opções para a taxa Selic e fazem suas recomendações em torno da política monetária do país.

Depois que esse processo acontece, há uma votação para tomada de decisões onde o grupo sempre busca o consenso, porém em caso de algum empate, o presidente do Banco Central tem o “Voto de Qualidade” para desempatar. 

A decisão sobre a Selic deve ser publicada após as 18h ao final do segundo dia de reunião.

Próximas reuniões do COPOM 2023

  • 21 e 22 de março;
  • 2 e 3 de maio;
  • 20 e 21 de junho;
  • 1 e 2 de agosto;
  • 19 e 20 de setembro;
  • 31 de outubro e 1 de novembro;
  • 12 e 13 de dezembro.

Nossas Expectativas para a SELIC

Nossos especialistas acreditam na manutenção da taxa Selic em 13,75%, já que o cenário ainda segue instável e as movimentações da taxa básica de juros para baixo podem representar um aumento na inflação. 

Essa manutenção da taxa Selic é uma “boa notícia” para quem investe ativos de renda fixa que tem a Selic como um dos balizadores para remunerar os investimentos.

Enfim, fique atento(a) às nossas redes e nosso blog para mais informações, e caso queira o contato de um Assessor para ajudar a direcionar seus investimentos, acesse este link.