Explorando o mundo do crédito privado nos investimentos

Photo of author

By Karol Reinert

O “bê-á-bá” do Crédito Privado – saiba o básico para começar seus investimentos em ativos como CRI, CRA, Debêntures e mais.

O mundo dos investimentos oferece diversas opções para quem busca diversificar bem como alcançar melhores retornos na sua carteira de investimentos. Entre essas opções o crédito privado é uma alternativa atraente para os investidores.

O que é o crédito privado?

O crédito privado, de maneira simplificada, são títulos de dívida emitidos por empresas privadas com objetivo de captar recursos para algum projeto, seja para financiar uma expansão ou infraestrutura, pagamento de dívidas, capital de giro e outros fins. Dessa forma, ao investir em títulos de crédito privado o investidor ou investidora está emprestando dinheiro para empresas em troca de juros no final do período determinado.

Esses títulos são recomendados para investidores com viés para médio a longo prazo e podem ser pré-fixados, onde o investidor saberá quanto vai receber antes de investir, assim como pós fixados que estão atrelados a indicadores como a IPCA e o CDI.

Tipos de Investimentos (Ativos)

1. Debêntures: Títulos de dívida emitidos por empresas para captar recursos e financiar projetos. Podem ser subdivididas em diferentes tipos, como debêntures incentivadas, conversíveis e simples.

2. CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) e CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio): Títulos lastreados em recebíveis imobiliários ou do agronegócio, isentos de imposto de renda e que permitem ao investidor ter exposição a esses dois mercados.

3. FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios): Fundos que investem em diversos ativos de crédito privado em um único veículo.

Vantagens do Crédito Privado

  • Diversificação: títulos de crédito privado proporcionam uma diversificação adicional à carteira, reduzindo a dependência de um único tipo de investimento.
  • Acesso a Empresas e Setores Específicos: investir em crédito privado permite aos investidores apoiar empresas e projetos, contribuindo para o crescimento de setores em que você acredita.
  • Rentabilidade: Investimentos nesse tipo de ativo possibilita alcançar retornos mais elevados em comparação com investimentos mais tradicionais, como títulos públicos.

O mercado de crédito privado tem ganhado destaque com os investidores por apresentar maior rentabilidade devido o prêmio ao risco.

Mas o que isso significa?

Investidores que estão dispostos a assumir mais riscos são recompensados com melhores taxas porque existe a incerteza associada a esses investimentos. Portanto, a análise cuidadosa do risco é fundamental para os investidores que desejam ingressar nesse mercado.

Veja fatores essenciais para avaliar antes de investir em crédito privado:

  • Análise de Risco: Realizar uma análise minuciosa da saúde financeira do emissor, essas empresas podem enfrentar dificuldades financeiras não conseguindo honrar com os pagamentos.
  • Diversificação: Distribuir o capital em diferentes emissores e instrumentos para reduzir o impacto de eventuais inadimplências.
  •  Liquidez: Entender a liquidez do ativo e sua possibilidade de resgate antes do vencimento.
  • Risco de Mercado: Os preços dos títulos de crédito privado podem variar com base nas condições do mercado e nas taxas de juros.
  • Perfil de Risco: Alinhar os investimentos em crédito privado com o perfil de risco e objetivos do investidor.

Portanto, ao considerar o esse tipo de ativo como parte de sua estratégia de investimento, a pesquisa, a avaliação dos riscos e a busca por orientação profissional são passos essenciais para maximizar as chances de sucesso financeiro.

O papel do Assessor de Investimentos

O Assessor de Investimentos é o profissional que respira investimentos 24h por dia, e sua função é justamente encontrar boas oportunidades para seus clientes. Nesse cenário, um assessor pode esclarecer para você as diferenças sobre ativos de crédito privado e quais investimentos combinam mais com o seu perfil. Assim, sua função é buscar as melhores opções para que você tome a melhor decisão possível.

É importante ter claro que esse profissional nunca vai escolher ou definir em qual ativo você vai colocar seu dinheiro: a decisão final é sempre do investidor. O papel do Assessor é apresentar os produtos, suas vantagens e riscos, para te munir de informações relevantes!

O serviço do Assessor não tem custos diretos para o investidor, pois quem remunera a Assessoria são as instituições financeiras como bancos de investimentos ou corretoras. 

Aqui na Vértua nosso time de Assessores está pronto para te atender e mais do que isso, entender suas necessidades e objetivos com os investimentos, traçando um plano personalizado para você. Acesse este link e solicite o contato de um Assessor de Investimentos!

Quer entender mais sobre os serviços de Assessoria e os custos envolvidos? Acesse este link