Dividendos de Fundos Imobiliários: Como funcionam os pagamentos

Photo of author

By Márcio Miranda

Entenda como funcionam os dividendos de Fundos Imobiliários e quais cuidados devemos ter na análise!

Dividendos de Fundos Imobiliários são um dos fatores que tornam os FIIS excelentes opções de investimento no mercado financeiro. Vale ressaltar que a legislação exige que na maioria dos casos, esses fundos distribuam 95% do lucro auferido no semestre, porém muitos optam por fazê-lo mensalmente. A pergunta que fica é: como exatamente esses fundos geram lucro para distribuir como dividendos?

Essa e outras respostas veremos na sequência.

Modalidades de Fundos Imobiliários: Papéis e Tijolos

Primeiramente, vamos entender as modalidades de Fundos Imobiliários.

Fundos de Papéis

Investem em dívidas do setor imobiliário, como CRIs (Certificados de Recebimentos Imobiliários), com seu recebimento vindo de pagamento de juros em diferentes periodicidades. Além disso, outra forma de lucro é através da venda com lucro desses certificados imobiliários. Quer saber mais sobre CRI e outros ativos de Crédito Privado? Acesse este link

Fundos de Tijolos

Investem diretamente em imóveis físicos, gerando receitas principalmente por meio de aluguéis, venda de imóveis e outros fluxos, como rescisões contratuais.

Aprofunde seus conhecimentos sobre fundos imobiliários baixando nosso E-book Completo aqui!

Avaliação dos Proventos

Dividend Yield (DY): Indicador que mede os proventos distribuídos, calculado como valor distribuído em dividendos dividido pelo valor da cota, multiplicado por 100. Geralmente, calculado com base no histórico dos últimos 12 meses, mas é importante não depender apenas de informações do passado.

Cuidado com Fundos de Alto DY: Alguns fundos recorrem a estratégias para pagar dividendos elevados, como emissões de cotas, porém se não utilizada para crescimento e expansão do fundo pode gerar problemas futuros no fluxo de caixa do fundo.

Outra prática que requer cautela são as operações compromissadas, em que o fundo utiliza suas cotas de CRIs como garantia para receber um montante que pode ser reinvestido ou, em alguns casos, utilizado para complementar seus pagamentos de dividendos de fundos imobiliários.

No entanto, é fundamental observar que, em algum momento, o fundo pode ter a obrigação de recomprar a dívida imobiliária, o que tem o potencial de impactar adversamente seu fluxo de pagamentos futuros.

Rendimentos Imobiliários

Grande parte dos lucros obtidos por um Fundo Imobiliário vem de rendimentos gerados pelos ativos imobiliários que aquele fundo possui. Ou seja, o aluguel pago pelos inquilinos, juros de financiamentos imobiliários, renda de vendas de imóveis, entre outros rendimentos.

Distribuição e Impostos sobre os Dividendos de Fundos Imobiliários

Como já mencionei no início do artigo, a legislação brasileira exige que pelo menos 95% dos rendimentos auferidos pelo Fundo Imobiliário sejam distribuídos aos cotistas. Os rendimentos são distribuídos por períodos, e muitos Fundos optam por distribuir esses dividendos mensalmente. Portanto, os cotistas devem receber uma parcela dos lucros do fundo na forma de dividendos.

Já quando vamos falar de impostos é importante saber que os dividendos de Fundos Imobiliários recebem isenção de Imposto de Renda para pessoa física, desde que o cotista tenha menos de 10% das cotas do fundo e o FII tenha no mínimo 50 cotistas. Porém, vale ressaltar que a venda das cotas do fundo pode implicar em ganho de capital sujeito à tributação.

Protegendo Seus Investimentos

Passo 1

Análise da Carteira de Ativos dos Fundos Imobiliários:

  • Em Fundos de Papéis, avalie a qualidade e diversificação das dívidas.
  • Em Fundos de Tijolos, analise inquilinos, segmentos e regiões das propriedades.

Passo 2

Acompanhamento Contínuo:

  • O sucesso passado não garante desempenho futuro; acompanhe regularmente.

Passo 3

Diversificação:

  • Não dependa de um único fundo; diversifique em diferentes segmentos e setores para mitigar riscos macroeconômicos.

Fechamento

Se você não tem tempo para análises profundas, considere a ajuda de um especialista financeiro, como um assessor de investimentos, para tomar decisões informadas sobre fundos imobiliários. Para obter assistência de nossos especialistas, acesse este link.