Dolarizar carteira de investimentos: quais as melhores estratégias

Photo of author

By Karol Reinert

Entenda tudo sobre dolarizar sua carteira de investimentos. Veja as principais estratégias, vantagens e riscos.

Primeiramente, vale entender que dolarizar carteira de investimentos nada mais é que uma estratégia de se expor em ativos denominados em dólar americano, independente da moeda local.  Talvez você não saiba, mas a presença do dólar impacta diversos setores econômicos, como os preços de commodities e das matérias primas.

Dessa forma, considerando que vivemos em mundo dolarizado e temos uma renda em outra moeda, pode ser interessante destinar uma parte do seu patrimônio para investimentos em dólar.

Ao compararmos a bolsa de valores do Brasil com as dos Estados Unidos, podemos observar uma significativa diferença em tamanho e abrangência. Observamos que na bolsa do Brasil (B3) existem mais de 500 empresas listadas, em contrapartida os Estados Unidos têm três bolsas de valores (NYSE, NASDAQ e CME) com mais de 5 mil empresas listadas.

Esses números refletem o ambiente econômico robusto dos Estados Unidos, impulsionado por uma sólida estrutura institucional e liberdade econômica. Esse ambiente propício torna os EUA um destino atrativo para empreendedores e investidores, resultando em uma economia dinâmica e próspera.

Exploraremos os principais motivos pelos quais a dolarização é uma estratégia atrativa, riscos associados e opções disponíveis para implementá-la.

03 motivos para dolarizar carteira de investimentos:

  1.  Desvalorização da moeda local: É fato que 1 milhão de reais não possui o mesmo poder de compra que tínhamos há muitos anos, devido à desvalorização da moeda e o impacto da inflação. Nesse sentido, a dolarização pode ser uma alternativa para proteger o patrimônio garantindo uma maior segurança financeira e evitando perdas significativas devido à desvalorização da moeda local.
  1. Renda passiva em dólar: investimentos em dólar podem gerar uma renda passiva em uma moeda forte, proporcionando acesso a uma ampla gama de investimentos internacionais permitindo alocação em ativos que não estão disponíveis no mercado local, dessa forma contribuindo para o crescimento do patrimônio ao longo do tempo.
  1. Diversificação de riscos: investir em ativos atrelados ao dólar americano reduz a exposição a riscos específicos de uma única economia ou mercado, isso devido ser uma moeda aceita globalmente em momentos de incerteza econômica. A dolarização serve como uma forma de hedge cambial, protegendo o investidor contra flutuações adversas nas taxas de câmbio. 

Riscos da Dolarização

  • Flutuações Cambiais: Mudanças nas taxas de câmbio podem afetar o valor dos ativos denominados em dólar quando convertidos para a moeda local, resultando em ganhos ou perdas.
  • Riscos Econômicos: situações geopolíticas ou crises econômicas podem afetar negativamente os mercados internacionais, impactando o dólar e assim os investimentos dolarizados.
  • Custos e Taxas: cada país possui diferentes regulamentações bem como políticas econômicas, o que pode afetar a forma como os investimentos são tratados. Investir em ativos internacionais pode envolver custos e taxas adicionais como taxas de câmbio, taxas de corretagem internacionais e impostos sobre investimentos estrangeiros.

Opções de Dolarização

Compra de Ativos em Dólar 

Investir em ações de empresas internacionais como Apple, Amazon, Disney ou títulos do governo americano ou outras classes de ativos.

Fundos Cambiais

Fundos cambiais acompanham a variação cambial de moedas estrangeiras, como o dólar. Esses fundos proporcionam uma forma simples de se expor ao dólar interessante para aqueles que querem fazer uma viagem e não deixar para adquirir o dólar na última hora.

ETFs (Exchange Traded Funds) Internacionais 

Os ETFs que replicam índices globais permitem aos investidores obter exposição a mercados internacionais, inclusive em dólar, através da negociação de ações em bolsas de valores.

Fundos de Investimento em Moeda Estrangeira

Esse tipo de investimento aloca recursos em diferentes ativos em dólar ou outras moedas estrangeiras, diversificando a carteira para mitigar riscos cambiais.

Fundos Imobiliários Internacionais 

Investir em fundos imobiliários que possuam propriedades e ativos em outros países, gerando renda de aluguel em dólar. Veja o artigo em que abordamos de forma mais abrangente os REITs

O papel do Assessor de Investimentos na Dolarização da Carteira

Identificar as oportunidades e ter a chance de enviar seu capital para fora do país, é uma estratégia valiosa que deve ser aproveitada!

Por isso, buscar orientação de um profissional financeiro é fundamental para tomar melhores decisões com base em informações e assim alcançar o sucesso em seus investimentos dolarizados.

Por ser uma estratégia complexa, dolarizar a carteira de investimentos requer uma análise profunda de seus objetivos financeiros, perfil de risco e potencial de investimento. A seguir vou listar algumas funções em que um Assessor pode te ajudar

Avaliação de perfil e metas financeiras

O Assessor de Investimentos irá realizar uma análise detalhada de sua situação financeira, objetivos de investimento, tolerância ao risco e horizonte temporal. Compreender suas necessidades ajudará o assessor a recomendar a estratégia de dolarização que mais se encaixa para você! Ou seja, um olhar estratégico 100% personalizado.

Educação sobre investimentos em dólar

O Assessor pode explicar as várias opções disponíveis para dolarizar sua carteira, como investir em ações internacionais. Ele(a) pode fornecer informações detalhadas sobre os prós e contras de cada opção, te ajudando a tomar decisões informadas.

Seleção de ativos

Observando sua avaliação de perfil bem como suas metas financeiras, o Assessor de Investimentos vai ajudá-lo a selecionar os ativos americanos mais adequados para sua carteira. Isso pode incluir a escolha de ações de empresas específicas, ETFs que se alinham com seus objetivos ou outras opções de investimento.

Gestão de riscos

Investir em ativos estrangeiros envolve riscos cambiais e riscos associados aos mercados internacionais, como citei mais acima. O Assessor de Investimentos pode ajudar a gerenciar esses riscos, equilibrando-os com outros ativos em sua carteira e adotando estratégias de mitigação de riscos.

Monitoramento contínuo

O mercado financeiro é muito dinâmico e está em constante mudança. O Assessor de Investimentos acompanhará a performance de seus ativos em dólar e fará sugestões de ajustes à medida que as condições mudarem ou novas oportunidades surgirem.

Revisão de impostos

Investir em ativos internacionais pode ter implicações fiscais específicas. O assessor pode ajudá-lo a entender os aspectos tributários e a planejar ações para minimizar o impacto fiscal em sua dolarização.

Em resumo, um Assessor de Investimentos é um profissional especializado que pode fornecer orientação personalizada para dolarizar sua carteira de investimentos com eficiência, levando em conta seus objetivos financeiros, tolerância ao risco e outros fatores relevantes. Isso ajuda a tomar decisões informadas, a gerir riscos e a otimizar seus investimentos em dólar.

Para solicitar um Assessor específico para dolarizar sua carteira de investimentos, acesse este link.