PAYROLL – EUA Surpreende com Criação de Empregos

Photo of author

By Paulo Faria

Revisão Geral

A economia dos Estados Unidos superou as expectativas com a criação de 275 mil novos empregos não-agrícolas em fevereiro, ultrapassando a previsão dos economistas de 198 mil vagas,

De acordo com o relatório payroll do Departamento de Trabalho divulgado na manhã de sexta-feira, 08 de março. Revisamos os números de janeiro, reduzindo de 353 mil para 229 mil empregos.

Contrariando as projeções, a taxa de desemprego aumentou de 3,7% para 3,9%, enquanto a taxa de participação na força de trabalho manteve-se estável em 62,5%.

Após a divulgação desses dados, às 10h36 (horário de Brasília), os futuros da Nasdaq 100 estavam em queda de 0,03%, enquanto os futuros do S&P 500 registravam um ligeiro aumento de 0,04%, e os futuros do Dow Jones apresentavam uma retração de 0,16%. No Brasil, o Ibovespa Futuros estava em queda de 1,43% e o dólar estava em alta de 0,77%, cotado a R$4,9703.

Resumo de mercado

Na atual conjuntura, a desaceleração do mercado de trabalho traz uma notícia positiva, embora o dado mais fraco não tenha atingido as expectativas do mercado. O arrefecimento do mercado de trabalho reduz a necessidade do Banco Central dos EUA de manter as taxas de juros elevadas por um período prolongado, como forma de conter um eventual aumento da inflação. Dados mais fracos podem antecipar o início de cortes nas taxas de juros, favorecendo os rendimentos de investimentos em renda variável, mas prejudicando os investimentos em renda fixa.

Em fevereiro, a média mensal de aumento salarial foi de 0,1%, inferior à previsão majoritária dos analistas, que era de 0,2%. Esse ritmo é consideravelmente menor do que o registrado em janeiro, que foi de 0,6%. A taxa de desemprego ficou em 3,9%, enquanto se esperava 3,7%, apresentando um aumento em relação ao mês anterior (3,7%). Nos últimos três meses, a taxa havia permanecido estável


Para mais artigos e notícias, clique aqui!

Para receber o contato de um Assessor, clique aqui!