Ata do Fomc: Preocupações do Fed sobre cortes prematuros de juros

Photo of author

By Paulo Faria

Na última reunião do Federal Reserve (Fed), os membros expressaram preocupações. Eles temem os riscos de reduzir as taxas de juros muito cedo. Há incerteza sobre quanto tempo as taxas de empréstimo devem permanecer no nível atual. Isso é de acordo com a ata do encontro realizado entre 30 e 31 de janeiro.

Incertezas na política monetária

Os participantes destacaram a incerteza. Assim, eles não sabem quanto tempo o Fed precisará manter uma postura restritiva da política monetária. O objetivo é trazer a inflação de volta à meta de 2%. Além disso, a maioria dos participantes notou os riscos de agir muito rapidamente para aliviar a postura da política. No entanto, apenas alguns apontaram para riscos descendentes para a economia.

Diretores do FED buscam maior confiança

Os diretores concordaram que precisavam de maior confiança na queda da inflação. Antes de considerar cortes nas taxas, eles precisam dessa confiança. Portanto, isso sugere uma abordagem mais cuidadosa e talvez mais lenta nos cortes das taxas.

Riscos de estagnação da inflação

Alguns participantes citaram um risco. No entanto, o progresso na inflação pode estagnar completamente se a economia continuar forte.

Na reunião de janeiro, o Fed manteve sua taxa de juros de referência estável. Assim ela está no intervalo entre 5,25% e 5,50%, definida em julho. Eles abriram a porta para cortes nas taxas apenas quando ganharem maior confiança.

Conclusão

O presidente do Fed, Jerome Powell, descartou um corte nas taxas na reunião de 19 a 20 de março. A ata sugere que não foi uma decisão difícil. Os dados divulgados após a última reunião do Fed mostraram um crescimento do emprego e uma inflação mais fortes do que o esperado em janeiro.

Os funcionários do Fed observaram uma variedade de riscos. Eles incluem vulnerabilidades notáveis no sistema financeiro dos EUA e a possibilidade de que a redução da inflação possa demorar mais do que o esperado.

A ata também registrou decisões futuras. Eles discutirão quando e como parar de reduzir o tamanho do balanço do Fed. Muitos participantes sugeriram o início de discussões aprofundadas sobre a política de balanço na próxima reunião de março.


Para mais artigos e notícias, clique aqui!

Para receber o contato de um Assessor, clique aqui!