O que é um fundo de renda fixa de crédito privado

Photo of author

By Taciane Antunes

Um fundo de renda fixa de crédito privado é um tipo de investimento coletivo que aplica seu dinheiro em títulos de dívida emitidos por empresas privadas, que oferecem uma rentabilidade preestabelecida para o investidor.

Esses títulos podem ter prazos, remunerações e riscos diferentes, dependendo das características do emissor e do tipo de título adquirido pelo fundo.

Entenda o que é um fundo de renda fixa de crédito privado e suas principais vantagens e riscos

Em um cenário da Taxa Selic alta, a atração por ativos de renda fixa ganha cada vez mais destaque, e os fundos de renda fixa de crédito privado e outros investimentos de renda fixa ganham destaque. Afinal, quem não procura uma rentabilidade atrativa atrelado à segurança?

A palavra crédito quer dizer que alguém com recurso disponível, emprestou dinheiro para outra pessoa que necessitava do recurso. Em contrapartida, quem pegou o dinheiro emprestado prometeu um pagamento em determinado período e taxa, em forma de um título de renda fixa. Quando nos referimos a privado, estamos nos referindo a empresas, ao invés de investir em títulos públicos emitidos pelo governo, por exemplo.

Um fundo de renda fixa de crédito privado, obrigatoriamente segundo regra da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) deve possuir mais de 50% do seu patrimônio em títulos privados e irá constar na sua nomenclatura o nome “Crédito Privado”. 

Esse fundo terá em sua composição títulos emitidos por empresas privadas. Ou seja, vão compor ele certificados de recebíveis imobiliários (CRI), certificados de recebíveis do agronegócio (CRA) e debêntures.

Qual o objetivo desse tipo de fundo

O objetivo desse tipo de fundo é buscar uma rentabilidade maior do que a oferecida pelos títulos públicos, porém, com um risco um pouco maior, uma vez que os títulos de crédito privado são considerados mais arriscados do que os títulos públicos. 

Geralmente esses títulos são emitidos para financiar projetos de investimento, expansão e outros fins empresariais. 

Os gestores do fundo de crédito privado são responsáveis por avaliar o risco de crédito das empresas emissoras dos títulos. A meta é selecionar aqueles com maior probabilidade de cumprir suas obrigações financeiras. Com isso, os investidores do fundo podem ter acesso a uma carteira diversificada de títulos de dívida privada com diferentes níveis de risco e rentabilidade.

Riscos do fundo de renda fixa de crédito privado

Risco de crédito

Ao contrário de CDB, LCA, LCI que possuem a garantia do FGC e títulos públicos que a garantia é soberana, nos ativos de crédito privado o principal risco é de inadimplência das empresas. Ou seja, existe a possibilidade de a empresa não honrar com suas obrigações de pagamento de juros ou valor principal. 

Por isso é tão importante a diversificação e avaliação das empresas (Rating) quando se trata de um portfólio de crédito privado. Observar bem as avaliações te fará minimizar o risco de concentração em uma só empresa ou segmento.

Risco de liquidez

Risco onde pode ser que o fundo não consiga vender seus ativos facilmente no mercado secundário. Isso pode afetar a capacidade do fundo de atender aos resgates dos investidores. 

Basicamente, são divididos em fundos de curto e longo prazo. Quando se trata de curto prazo, o gestor opta por ativos que sejam vendidos com maior liquidez, e consequentemente sejam vendidos com mais facilidade, sem causar prejuízo para o investidor na hora do resgate.

Risco de Mercado

Diz respeito às condições de mercado, como mudanças nas taxas de juros ou na economia em geral, ou seja, se a taxa de juros sobe afeta positivamente os títulos pós-fixados que acompanham essa alta. 

Se o contrário acontece e elas caem, não é tão interessante pois também acompanham a queda. Afetando negativamente o valor do fundo.

Vantagens ao investir em Fundos de Renda Fixa de Crédito Privado

Os fundos de renda fixa de crédito privado são uma opção interessante para os investidores que buscam uma alternativa às aplicações em títulos públicos ou em produtos bancários tradicionais, como os CDBs e as cadernetas de poupança. As principais vantagens de investir nesses fundos são:

  1. Maior rentabilidade: os fundos de renda fixa de crédito privado tendem a oferecer uma rentabilidade maior do que a dos títulos públicos ou dos produtos bancários tradicionais, pois envolvem um maior risco de crédito.
  2. Diversificação: esses fundos costumam investir em títulos de dívida emitidos por diversas empresas, o que reduz o risco de concentração em um único emissor.
  3. Acesso a mercados restritos: alguns fundos de renda fixa de crédito privado investem em títulos emitidos por empresas que não têm acesso aos mercados de dívida públicos, o que pode oferecer oportunidades de investimento interessantes.
  4. Flexibilidade: os gestores desses fundos têm maior liberdade para escolher os títulos que compõem a carteira, o que pode permitir a busca por oportunidades mais interessantes.

Gostou desse conteúdo? Se sim, acredito que você pode gostar de saber mais sobre Renda Fixa.

Por fim, caso precise de ajuda de um Assessor de Investimentos o serviço não tem custos. Fale com um Assessor de Investimentos hoje mesmo!