Light pode pedir Recuperação Judicial

Photo of author

By Rui Manica

Entenda de modo simples porque a Light pode pedir recuperação judicial

Primeiramente, é preciso deixar claro que a Light pedir recuperação judicial é, ainda, (09/02) apenas uma especulação que tem movimentado o mercado. 

Para entender o que está acontecendo, vamos contextualizar o assunto.

Finalização da Concessão da Light

A Light é uma empresa fornecedora de energia elétrica, e tem a Concessão para fornecer energia para mais de 30 municípios do estado do Rio de Janeiro. Porém, parte dessa concessão (que gera 90% da rentabilidade da empresa) deve acabar em junho de 2026.

Apesar disso, a Light teria grandes possibilidades de renovar essa concessão, ou seja, um cenário aparentemente tranquilo. Mas não é bem assim…

Para renovar a concessão, a Light precisa “comprovar” que tem a qualidade exigida pela Aneel para fornecer os seus serviços. A Aneel, por sua vez, exige um limite máximo de 19% de perda de energia. 

O que acontece é que nos últimos anos, a Light tem apresentado perdas de energia acima desse limite, sendo que em 2022 a empresa chegou a bater 27% de perda.

Essa perda de energia gera 2 grandes prejuízos:

  • O primeiro é o financeiro, já que o excedente dos 19% a Light não pode repassar ao consumidor final, ou seja, ela precisa arcar com esse prejuízo. 
  • O segundo é que a perda coloca em risco a Renovação da Concessão, o que poderia fazer a empresa diminuir drasticamente seu faturamento e, consequentemente, “quebrar”.

Por que a Light sofre tanta “perda” de energia.

Um dos problemas é que, como dito anteriormente, a Light fornece energia para mais de 30 municípios do Estado do Rio de Janeiro, e boa parte desses municípios sofre com o famoso “gato”, ou seja, roubo de energia elétrica. Por vezes, o próprio consumidor rouba, e já outras vezes há o problema de milícias e crime organizado, que faz o roubo e ainda cobra do cliente final. 

A Light precisa fiscalizar os pontos em que isso acontece e eliminar os “gatos”, porém não é anormal ver notícias de que os técnicos da Light sofrem algum tipo de violência ao tentar executar esse tipo de fiscalização o que torna o trabalho da Light super complexo.

Outro problema que afeta a Light, além da perda de energia, é a grande quantidade de dívidas que a empresa tem a vencer no curto prazo. A empresa tem boa parte de suas dívidas vencendo entre 2022 e 2025, o que exige um alto fluxo de caixa para honrar esses pagamentos.

A empresa poderia renegociar as dívidas, mas não deve conseguir boas taxas para negociações sem a concessão já renovada. O que deixa os credores inseguros e “aumenta o preço do dinheiro”.

Como surgiu o rumor de que a Light pode pedir Recuperação Judicial

Parte dos rumores e notícias mostrando que a Light pode pedir recuperação judicial surgiu porque a Light contratou uma empresa chamada Laplace Finanças para analisar de forma estratégica as finanças da Companhia, para assim tomar algumas decisões. O rumor surge porque a Laplace é a mesma empresa que auxiliou outra empresa gigante em seu processo de recuperação judicial, a Oi – empresa de telefonia.

Cenários da Light

Existem dois cenários básicos possíveis para a empresa:

  • Cenário 1 – A Light consegue renovar a Concessão: caso isso aconteça, ela pode fazer a rolagem das dívidas e negociar com os credores já que a empresa teria um fluxo de caixa garantido. Há bons indícios de que isso pode acontecer, mas até eles se confirmarem, o mercado segue especulando e trazendo alta volatilidade para as ações da empresa.
  • Cenário 2 – A Light não consegue renovar a Concessão: nesse caso ela perde grande parte de área de atuação (responsável por até 90% da rentabilidade), e começa a correr sérios riscos de pedir recuperação judicial.

As Ações da Light (LIGT3)

Com todas essas especulações e rumores, as ações da Light vêm sendo penalizadas pelo mercado, sofrendo com quedas diárias consecutivas. Veja a imagem abaixo.

Nesse momento (09/02) ela está cotada a R$2,71. Se compararmos com o dia 30/01 com a cotação de R$4,24, as ações da Light caíram quase 50%.

Como isso impacta seus investimentos:

Grandes Fundos de Investimentos em Ações tem ações da Light. É preciso ter calma nesse momento e avaliar os Fundos de Investimentos das suas carteiras. 

A dica que deixamos sempre é a Diversificação. É praticamente impossível prever quedas dessa natureza, e é por isso que ter uma carteira diversificada protege seus investimentos, já que enquanto algumas ações têm quedas expressivas, outros ativos podem ter crescimentos acima do normal, equilibrando sua carteira e trazendo rentabilidade.

Para acessar mais conteúdos como esse, clique aqui.

Caso queira falar com um Assessor para saber o que fazer nessas situações, clique aqui.