No quarto trimestre de 2023, a gigante do streaming Netflix ganhou 13,1 milhões de clientes em todo o mundo, superando as previsões de Wall Street de 8,91 milhões. Parte desse sucesso veio de planos com anúncios.
Melhor Trimestre Desde o Início da Pandemia
Nos últimos três meses de 2023, a Netflix conquistou 13,1 milhões de clientes, marcando o melhor trimestre da empresa desde o início da pandemia. A empresa adicionou mais de 5 milhões de clientes na Europa, Oriente Médio e África. As vendas aumentaram para US$ 8,83 bilhões, superando as previsões.
Ações da Netflix em Alta
Após o anúncio dos ganhos, as ações da Netflix (NFLX) subiram até 8,9%, para US$ 535,91, nas negociações do after market. Elas subiram 38% no último ano até o fechamento em Nova York.
A Netflix se recuperou de um 2022 tumultuado, registrando um dos seus anos de maior crescimento de clientes. Isso foi impulsionado pela repressão ao compartilhamento de senhas, pela introdução de uma opção mais barata com suporte de anúncios e por uma sólida programação.
Além disso, os programas de sucesso do último trimestre incluíram o thriller pós-apocalíptico “Leave the World Behind” e um documentário sobre o ex-jogador de futebol e hoje empresário David Beckham.
O sólido desempenho da Netflix contrasta fortemente com muitos de seus concorrentes em Hollywood, que operam redes de cabo em declínio ou serviços de streaming não lucrativos. Essas empresas agora estão em processo de fusão e cortam empregos para tentar se manterem competitivas.
A Disney (DIS), por exemplo, anunciou em meados de 2023 que gastaria US$ 1,5 bilhão para remover conteúdo de sua plataforma de streaming, a Disney+, como parte do plano para reduzir o seu prejuízo e torná-la lucrativa.
Superando Limites de Crescimento
Apenas alguns anos atrás, parecia que a Netflix havia atingido um limite de crescimento depois de perder clientes no primeiro semestre de 2022. Porém, as medidas tomadas desde então deram resultados.
Sobre a abordagem ao Compartilhamento de Contas a empresa disse em uma carta aos acionistas: “Acreditamos que abordamos com sucesso o compartilhamento de contas, garantindo que, quando as pessoas desfrutam da Netflix, elas paguem pelo serviço também”.
Além disso, embora a camada com suporte de anúncios tenha apresentado um início lento, ela começou a ganhar momentum. A empresa afirmou no início deste mês que agora possui mais de 23 milhões de pessoas usando esse serviço.
Melhorando o Negócio de Publicidade
A Netflix ainda tem muito trabalho a fazer para melhorar seu negócio de publicidade, disse o co-CEO Greg Peters. A empresa precisa atrair mais clientes, introduzir novos produtos e aprimorar sua tecnologia.
Primeiro Investimento em Eventos Ao Vivo
Além disso, mais cedo, nesta terça, a Netflix anunciou o seu primeiro investimento de longo prazo em eventos ao vivo, o que representa um novo passo rumo à diversificação do seu conteúdo. O acordo de dez anos para oferecer programação ao vivo semanal da World Wrestling Entertainment (WWE), empresa referência em combates de luta livre, será válido a partir de 2025 e prevê investimento de US$ 5 bilhões da Netflix.
![](https://vertuainvest.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Grafico-Netflix-1024x461.png)
Impulsionando o Negócio de Publicidade
A transmissão de luta livre ao vivo deve impulsionar o negócio de publicidade da Netflix. A empresa ainda ganha a maior parte do seu dinheiro com assinaturas para assistir a filmes e programas de TV sob demanda. Porém, começou a investir em programação ao vivo e games.
Crescimento de Assinantes em 2024
Apesar do otimismo do co-CEO Greg Peters com o potencial da empresa, o robusto crescimento de assinantes no final do ano pode não continuar em 2024. A Netflix prevê que não adicionará tantos clientes no primeiro trimestre de 2024 quanto nos últimos meses de 2023. No entanto, a contagem deve superar os 1,75 milhão do mesmo período do ano anterior. Wall Street espera que a Netflix adicione 4,31 milhões de clientes no trimestre.
Isso não deve prejudicar o crescimento das vendas, já que a Netflix planeja continuar impulsionando a receita a uma taxa de dois dígitos, aumentando os preços como tem feito há muitos anos.
Ganhos do Quarto Trimestre
Os ganhos do quarto trimestre subiram para US$ 2,11 por ação, embora tenham ficado aquém das previsões de Wall Street. A Netflix gerou um lucro líquido de US$ 5,41 bilhões para todo o ano passado e encerrou 2023 com US$ 7,1 bilhões em dinheiro e investimentos de curto prazo.
Para mais artigos como este, acesse aqui!
Para receber o contato de um Assessor de Investimentos, acesse aqui!