Parceria entre SpaceX e John Deere promete revolucionar a agricultura

Photo of author

By Paulo Faria

Elon Musk e a SpaceX têm como objetivo cobrir o mundo com internet de alta velocidade usando milhares de satélites Starlink. Agora, a John Deere quer levar seus clientes rurais para a rede.

Conectando o campo à internet

A gigante de tratores e o gigante dos satélites assinaram um acordo para conectar tratores e outros equipamentos agrícolas à internet. As empresas planejam começar a adicionar o Starlink a máquinas novas e existentes da Deere nos Estados Unidos e no Brasil ainda este ano. “Isso será ótimo para os agricultores”, escreveu Musk no X, a plataforma anteriormente conhecida como Twitter.

O problema da conectividade no campo

Aproximadamente 30% das áreas cultivadas nos Estados Unidos e cerca de 70% no Brasil não têm conectividade à internet suficiente. Isso significa que eles não podem aproveitar completamente as tecnologias de agricultura digital que a John Deere vem desenvolvendo, permitindo que os agricultores monitorem e resolvam problemas remotamente em seus equipamentos e obtenham dados precisos sobre suas safras e solo.

Testes e resultados

A John Deere testou diferentes opções de satélite por cerca de oito meses. Com o Starlink, “nunca tivemos problemas nas áreas que visitamos”, disse JC Schemper, proprietário de um negócio em Nebraska que testou o serviço em duas de suas colheitadeiras. “Com o satélite, você está sempre conectado, esteja você no fundo de uma colina, no topo de uma colina ou a 50 milhas de distância.”

Próximos passos

Os agricultores terão que instalar antenas Starlink, projetadas para terrenos acidentados e empoeirados, no topo das cabines de veículos. “O Starlink é ideal para locais rurais”, escreveu a empresa de satélites no X.

De fato, conectar áreas rurais do planeta à internet é a missão que a empresa se propôs a realizar, transformando o mundo. Parcialmente nesse sentido, a empresa forneceu conectividade a tropas ucranianas e comunidades se recuperando de desastres naturais.

Clientes importantes, como a John Deere, serão cruciais para o Starlink escalar. Até agora, a empresa tem quase 5.300 satélites em órbita. Musk afirmou que eventualmente deseja ter 42.000.


Para mais artigos e notícias, clique aqui!

Para receber o contato de um Assessor, clique aqui!