Parceria fechada entre Petrobras e Weg para aerogerador de energia eólica

Photo of author

By Paulo Faria

Será a maior turbina eólica produzida no Brasil. Projeto já este em andamento e serão investidos 130 milhões por parte da petroleira.

Na última quarta-feira, 13 de setembro, a Petrobras anunciou uma parceria com a WEG, uma empresa brasileira global especializada em equipamentos eletroeletrônicos. O objetivo desse acordo é o desenvolvimento de um aerogerador de energia eólica terrestre com uma capacidade de 7 MW.

A Petrobras está investindo R$ 130 milhões nesse projeto, que já está em andamento. Esse aerogerador se tornará a maior turbina eólica produzida no Brasil, com previsão da WEG para iniciar a produção em série a partir de 2025.

O Brasil tem o potencial de gerar 3,6 vezes mais energia com turbinas eólicas offshore, de acordo com a CNI. A Petrobras está voltando sua atenção para a medição do vento no mar, visando parques eólicos offshore. A recente falta de energia também está impulsionando discussões sobre a transição energética no país.

A Petrobras vê esse projeto como um marco importante que aumentará sua expertise em tecnologia de energia eólica e contribuirá para impulsionar a transição energética no Brasil. Eles destacam a parceria com a WEG, uma empresa conhecida por suas soluções inovadoras em eficiência energética, bem como energias renováveis e mobilidade elétrica.

O acordo envolve o desenvolvimento de tecnologias para a fabricação dos componentes do aerogerador, adaptados às condições eólicas do Brasil, bem como a construção e testes de um protótipo. A Petrobras fará um investimento nesse projeto ao longo de 25 meses, a partir da assinatura do acordo, com benefícios técnicos e comerciais.

A empresa acredita que o desenvolvimento desse aerogerador terá um impacto positivo no futuro da energia eólica offshore no Brasil. À medida que um fornecedor nacional adquire experiência na produção de aerogeradores de alta capacidade em terra, isso abre caminho para o desenvolvimento de aerogeradores ainda maiores, que podem auxiliar em projetos de geração offshore.

Possível cenário para empresas de suprimentos

Com a parceria firmada entre Petro e Weg, podemos ter benefícios para empresas de suprimentos em segmentos eólicos, podendo impulsionar a empresa Aeris (AERI3), pois como a Petrobras tem como ambição liderar o setor de energia eólica no Brasil, tem como potencial para essas duas empresas sendo Aeris fornecedora de pás eólicas.


Para mais notícias e artigos, acesse este link

Para receber o contato de um Assessor de Investimentos, acesse este link.