A importância do Planejamento Sucessório na transmissão de bens

Photo of author

By Márcio Miranda

A gente não sabe que hora vai partir, e tocar nesse assunto, para muitas pessoas, é algo sensível e que gera algum desconforto. Porém, quanto mais preparados estivermos para esse momento, menos as pessoas que amamos vão sofrer. Nesse sentido, o planejamento sucessório é fundamental no momento da transmissão de seus bens para seus herdeiros.

Além disso, montar seu planejamento sucessório é uma forma  de construir um amanhã mais seguro e tranquilo para suas gerações futuras. 

O que é Planejamento Sucessório e sua importância

Planejamento Sucessório é um processo essencial que visa garantir a transferência ordenada e eficiente do patrimônio e dos valores familiares para as próximas gerações. É uma prática que envolve a preparação cuidadosa para a sucessão de bens, direitos e responsabilidades. A meta é minimizar conflitos e incertezas após o seu falecimento.

Quando estruturamos um bom plano de sucessão patrimonial, estamos garantindo não só que a riqueza que foi acumulada seja transmitida de maneira eficiente, mas também dirimindo os potenciais conflitos entre os herdeiros. Isso proporciona mais tranquilidade aos membros da família, além de permitir uma otimização da carga tributária, fazendo com que a transição do patrimônio aconteça de forma mais vantajosa sob o ponto de vista fiscal.

Melhores ativos para garantir a liquidez sucessória

Existem dois ativos que merecem um destaque especial quando falamos de Liquidez Sucessória nesse planejamento: o seguro de vida e os fundos de previdência

Seguros de Vida

O seguro de vida proporciona uma segurança financeira em caso de falecimento do provedor, protegendo o patrimônio construído e evitando uma sobrecarga na família num momento que já é muito delicado. 

É preciso ter alguns cuidados na escolha de um Seguro de Vida pois alguns deles tem algumas cláusulas que podem te prejudicar no futuro. Por outro lado, existem ótimas opções que inclusive são resgatáveis ao final de um determinado período. 

Leia mais sobre seguros de vida clicando aqui, ou então solicite o contato de um Assessor de Investimentos para te explicar mais a fundo as vantagens e fazer uma cotação exclusiva para você. 

Fundos de Previdência

Esses fundos são outra ferramenta valiosa. Eles permitem uma acumulação planejada de recursos para uma aposentadoria estável, e também podem ser usados como um instrumento eficaz na transferência de ativos para beneficiários designados, tornando o processo de sucessão mais eficiente.

Sugestões de Leitura:

Previdência Privada: as principais características

Melhores previdências privadas: saiba como escolher

Aposentadoria aos 45 ou 70 anos? O importante é começar o planejamento agora!

A importância do Testamento no Planejamento Sucessório

O testamento é uma ferramenta extremamente útil na transmissão dos bens aos herdeiros. Ele mostra de maneira detalhada como os bens devem ser distribuídos. Isso tem um grande potencial de evitar possíveis “brigas” entre os herdeiros. O processo fica mais fácil de ser entendido e também mais transparente. 

Planejando seu futuro e de sua família

Compreendemos nesse artigo que ter um planejamento sucessório é fundamental para para uma transmissão eficaz dos bens aos herdeiros e também que ele pode ajudar a reduzir a carga tributária na transmissão. 

Também vimos 2 ativos que são ótimas opções de investimento para o planejamento sucessório.

Porém, quando falamos da construção de patrimônio, uma diversificação maior se faz necessária para além do crescimento, você proteger o que já está construído ou em processo de construção.

Nesse sentido, ter um Assessor de Investimentos te auxiliando faz uma grande diferença, já que esse profissional está conectado 24/7 no mercado financeiro, atento às melhores oportunidades para cada perfil de investidor. 

Solicite o contato de um Assessor e saiba como montar não só um planejamento sucessório, mas um planejamento financeiro para sua vida.