SELIC NO BRASIL CAI PARA 11,75%

Photo of author

By Paulo Faria

Cenário nos Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou, como amplamente esperado pelo mercado, uma quarta redução consecutiva na taxa básica de juros, agora fixada em 11,75% ao ano. A decisão foi tomada de forma unânime por todos os membros do comitê, incluindo o presidente Roberto de Oliveira Campos Neto.

Os membros do Copom avaliaram que o processo de desinflação, os cenários econômicos analisados, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis estão alinhados com a estratégia de levar a inflação de volta para a meta ao longo do horizonte relevante, abrangendo os anos de 2024 e 2025.

No entanto, o comitê destacou que há fatores de risco em ambas as direções nos cenários de inflação. Isso inclui a possibilidade de pressões inflacionárias globais persistentes, maior resiliência na inflação de serviços e potenciais aumentos no preço do petróleo. Além disso, o Banco Central enfatizou a importância da execução das metas fiscais já estabelecidas para ancorar as expectativas de inflação.

As expectativas de inflação para 2023, 2024 e 2025, conforme apuradas pela pesquisa Focus, situam-se em torno de 4,51%, 3,93% e 3,5%, respectivamente. A taxa básica de juros, que agora retorna ao nível observado no início de maio de 2022 (11,75% ao ano), foi ajustada para 11,75% ao ano.


Fale com um de nossos Assessores.