Radar Semanal de Ações – 08/01/2024

Photo of author

By Márcio Miranda

Mercado de Ações

No início de 2024, o Ibovespa abriu a primeira semana registrando 133.318 pontos, mas encerrou em 132.022,92, apresentando uma ligeira queda. Apesar desse revés inicial, os analistas mantêm uma perspectiva otimista para o mercado de ações ao longo do ano, fundamentando essa confiança no ciclo econômico positivo que impulsiona os investimentos, tornando a renda variável mais atrativa, especialmente para os investidores estrangeiros.

Petrobras (PETR4)

Diante do aumento nos preços do petróleo, registrou um notável acréscimo de 4% em suas ações na primeira semana de 2024. Esse desempenho é uma resposta direta às oscilações no mercado internacional de energia, alimentadas pelos conflitos geopolíticos na região do Oriente Médio.

Eletrobras (ELET6)

a companhia enfrenta desafios internos, com a assembleia geral suspensa por decisão judicial relacionada à disputa pelo poder de voto do Sindicato. Essa situação adiciona incertezas ao processo de privatização da empresa, que está sujeito a discussões legais e aguarda a mediação do Ministro Cássio Marques no Supremo Tribunal Federal. O modelo de privatização, que restringe o poder de voto dos acionistas a 10% independentemente da participação acionária, está em destaque, sendo alvo de discussões no STF. A decisão resultante pode estabelecer precedentes significativos para futuras privatizações governamentais.

Zamp (ZAMP3)

A controladora do Burger King Brasil passou por mudanças na diretoria, com a renúncia do presidente e membros do Conselho. Essas posições foram ocupadas por executivos do fundo árabe Mubadala, demonstrando uma alteração na dinâmica de poder e influência na empresa.

PetroReconcavo (RECV3)

a empresa anunciou a saída do diretor Marcelo Campos Magalhães, com José Maria Firmo assumindo a posição. Essa transição de liderança impactou as ações da empresa, que apresentaram uma queda de 0,80%, refletindo as incertezas do mercado em relação às mudanças na gestão.

Prio (PRIO3)

a antiga PetroRio, divulgou um aumento na produção de dezembro, atingindo a marca de 101 mil barris de óleo por dia. Com o resultado, a Prio vendeu 3,2 milhões de barris, representando um aumento de 52% em relação ao mês anterior.

Banco do Brasil (BBAS3)

Agendou uma assembleia para decidir sobre o desdobramento das ações 2:1, uma estratégia que visa aumentar a liquidez. Essa medida busca equilibrar o expressivo aumento nas ações, que subiram 70% ao longo de 2023.

Vivara (VIVA3)

Mesmo registrando vendas recordes de R$ 2,8 bilhões em 2023, enfrentou uma queda de 1,29% nas ações. Essa aparente contradição pode ser atribuída às complexidades do mercado de luxo e joias, que, apesar de resilientes, podem ser afetados por variáveis econômicas e de consumo.


Para mais artigos e notícias, clique aqui!

Para receber o contato de um Assessor, clique aqui!