Tensão no Oriente Médio eleva taxas do Tesouro Direto a recordes

Photo of author

By Paulo Faria

Tesouro Direto atinge máximas históricas em meio à escalada da crise na região.

O mercado financeiro reage com apreensão às crescentes tensões no Oriente Médio, impulsionando as taxas dos títulos do Tesouro Direto prefixados a níveis recordes. Essa alta é reflexo das incertezas geopolíticas e seus potenciais impactos no cenário global, principalmente no preço do petróleo e na inflação.

Ataques do Irã contra Israel intensificam preocupações.

O estopim para essa escalada foi o ataque do Irã a Israel em retaliação a um suposto ataque israelense ao seu consulado na Síria. Ainda assim essa ação intensificou o temor de um conflito mais amplo na região, gerando instabilidade e afetando diretamente os mercados financeiros.

Títulos prefixados em alta: Tesouro Prefixado 2027 atinge 10,62%

O Tesouro Prefixado 2027, por exemplo, atingiu a taxa de 10,62% nesta segunda-feira (15), a mais alta desde sua emissão. Essa elevação também se estende a outros títulos prefixados, como o Tesouro Prefixado 2031 (11,53%) e o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2035 (11,52%).

Petróleo recua após sinalização de cautela por parte de Israel.

Apesar das tensões, o preço do petróleo Brent experimentou uma leve queda na segunda-feira, cotado a US$ 88,99 por barril às 11:30 (horário de Brasília). Essa retração pode estar relacionada à sinalização de cautela por parte de autoridades israelenses, que indicaram que uma retaliação imediata não está nos planos e que o país não agiria sozinho.

Tesouro IPCA+ com rentabilidade em torno de 6%

Em contrapartida, os títulos Tesouro IPCA+ apresentaram rentabilidade em torno de 6%, com o título com vencimento em 2035 registrando 5,99% nesta segunda-feira. Contudo o título com vencimento em 2045 teve um pequeno aumento, passando de 6,02% para 6,05%.

Veja os valores e as taxas dos títulos do governo disponíveis para aquisição no Tesouro Direto hoje, segunda-feira, dia 15:

Aproveite também para acessar outros notícias sobre mercado financeiro. Siga a Vértua em nossas redes sociais, como Facebook Instagram, para ficar por dentro de nossas publicações e dicas. Estamos aqui para ajudar você.


Para mais artigos e notícias, clique aqui!

Para receber o contato de um Assessor, clique aqui!