O novo título do Tesouro Direto, o Tesouro RendA+

Photo of author

By Lívia Giacomini

Como funciona o Tesouro RendA+ e quais principais vantagens ao investir neste título do Tesouro Direto

O NTN-B1, popularmente conhecido como Tesouro RendA+, é um título público recém-criado pelo Tesouro Nacional e disponibilizado para negociação a partir de 2023. Sua contribuição é proporcionar um complemento à aposentadoria dos cidadãos brasileiros.

Diferenciando-se da caderneta de Poupança, a NTN-B1 oferece uma rentabilidade superior, proporcionando ganhos reais que se ajustam pela inflação acrescida de uma taxa real contratada. Além disso, ele oferece o benefício adicional de uma renda extra na terceira idade, o que torna essa opção ainda mais atraente para os investidores.

O Tesouro RendA, adota o conceito da previdência privada para os títulos públicos, trazendo a segurança e confiabilidade do Tesouro Direto.

A proposta do RendA+ é bastante simples: todo o investimento realizado e acumulado até o prazo de vencimento se transforma em uma renda mensal, com correção monetária ajustada pela inflação, ao longo de 20 anos.

Dessa forma, o objetivo é que o investidor acumule um patrimônio ao longo do tempo e, na fase de aposentadoria, receba uma renda passiva. Isso proporciona maior tranquilidade e segurança na construção de um futuro financeiro estável.

Como Funciona o Tesouro RendA+

O Tesouro RendA+ é semelhante ao do Tesouro IPCA+, que combina uma taxa fixa além da remuneração pela inflação. Além disso, no RendA+, você tem a opção de receber ou não juros semestrais.

Por conta dessas características, indica-se esse título para investimentos de longo prazo. Caso haja necessidade de utilizar o dinheiro em um curto prazo, outras opções de títulos de Tesouro com prazos de vencimento mais curtos e diferentes indexadores podem ser melhores.

Diante disso, é importe estar ciente de algumas regras relacionadas à taxa de custódia e ao Imposto de Renda: No caso do Tesouro RendA+, a taxa de custódia tem um caráter regressivo, ou seja, ela diminui à medida que o tempo de investimento aumenta. Enquanto nas demais categorias do Tesouro a taxa é fixada em 0,20% ao ano, no RendA+ ela será menor para aqueles que permanecerem no investimento por mais tempo e não efetuarem resgates antes do vencimento. Quer saber mais sobre Imposto de Renda em investimentos de Renda Fixa? Acesse aqui

Além disso, é importante destacar que não é possível realizar resgates antes de completar 60 dias de carência. Portanto, caso você decida investir e posteriormente optar por retirar o dinheiro, será necessário aguardar esse período.

No que diz respeito ao Imposto de Renda, as regras aplicadas são as mesmas para os outros títulos públicos. Isso significa que as alíquotas serão determinadas de acordo com o período de resgate.

Principais vantagens do Ativo

O Tesouro RendA+ oferece uma séria de vantagens que vale a pena considerar.

  1. Variedade: Com o Tesouro RendA+, você tem à disposição 8 títulos diferentes, cada um com prazos de vencimentos variados. Isso proporciona a flexibilidade de escolher aquele que melhor se adequa aos seus objetivos financeiros.
  2. Baixo custo: Investir no Tesouro RendA+, é acessível para a maioria das pessoas, pois o valor inicial é baixo. Além disso não há taxa de corretagem ou performance e a taxa de custódia pode chegar a 0%.
  3. Liquidez: Após 60 dias, você possui flexibilidade de vender seus títulos com facilidade.
  4. Rentabilidade: O Tesouro RendA+ oferece proteção contra a inflação e ainda tem um ganho real superior ao da Caderneta de Poupança.
  5. Segurança: Os títulos públicos, incluindo o Tesouro RendA+, são reconhecidos como os investimentos mais seguros disponíveis no mercado. Ao investir nesse título, você conta com a Garantia do Governo.
  6. Facilidade: Todo o processo de investimento no Tesouro RendA+ é simples. Você pode realizar todas as etapas de forma digital, por meio da sua conta na plataforma do Banco BTG Pactual.

Como investir no Tesouro RendA+

Uma sugestão para auxiliar na escolha do melhor título entre as opções disponíveis no RendA+ é utilizar o simulador do Tesouro Direto, clicando aqui. Essa ferramenta permitirá que você insira dados relevantes e assim tomar decisões mais embasadas e definidas com seus objetivos específicos. Se preferir, você pode falar com um Assessor de Investimentos clicando aqui.

Lembre-se de que esse ativo pode ser uma estratégia valiosa para fortalecer sua situação financeira, oferecer segurança e bons rendimentos. É importante avaliar suas metas e finanças, aproveitas as ferramentas disponíveis, como o simulador, e buscar o suporte necessário com um de nossos assessores de investimentos, para tomar decisões controladas e eficientes.

Esteja sempre atento ao seu perfil de risco, prazos de investimentos e necessidades individuais ao considerar o Tesouro RendA+ como parte de sua estratégia de investimento. Com um planejamento adequado e uma abordagem consciente, você estará no caminho certo pra alcançar seus objetivos financeiros de longo prazo.