Títulos Públicos: Uma escolha segura e lucrativa para investir

Photo of author

By Karol Reinert

Conheça os principais ativos de títulos públicos, que são ótimas opções para quem tem um perfil mais conservador de investimentos e procura proteção para seu dinheiro!

Os títulos públicos são instrumentos de renda fixa emitidos pelo governo federal. Eles são uma forma de captação de recursos para financiar suas atividades e projetos como educação, saúde, segurança, pagamento de dívida, projetos de infraestrutura e muito mais.

Portanto, ao investir em títulos públicos, você está emprestando dinheiro ao governo e, em troca, recebe juros sobre o valor investido no prazo determinado.

Os títulos públicos são opções muito atrativas para aqueles investidores que buscam segurança e estabilidade em seus investimentos, devido à garantia governamental.

Garantia sobre os Títulos Públicos

Como já vimos acima os títulos públicos são emitidos por governos. Eles têm a capacidade de imprimir moeda, e isso geralmente coloca os investidores em uma posição de baixo risco de inadimplência, por honrar com seus compromissos financeiros.

No mercado existem vários tipos de títulos públicos disponíveis. Cada um deles tem características específicas em relação a juros, prazo e riscos, como os títulos pré-fixados, pós-fixados e atrelados à inflação.

Quais são os tipos de títulos públicos e quais seus riscos?

Tesouro Selic (LFT – Letra Financeira do Tesouro)

Este título é pós-fixado, sua rentabilidade está indexada à taxa básica de juros da economia, a Taxa Selic. Isso significa que o investidor recebe os juros acompanhando a variação da Selic.

Riscos: considerado o título público mais seguro, pois não apresenta risco de perda de valor nominal se mantido até o vencimento. No entanto, pode haver oscilação no valor de mercado do título.

Tesouro Prefixado (LTN – Letra do Tesouro Nacional)

Esse título possui uma taxa de juros fixa. Aqui o investidor sabe exatamente quanto receberá no vencimento, já é determinado no momento da compra, independentemente das variações da taxa de juros no mercado.

Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F)

Similar com título LTN, mas aqui o título paga juros semestralmente. Ou seja, o investidor recebe a cada seis meses uma parcela dos juros gerados pelo título, proporcionando um fluxo de renda regular ao longo do período de investimentos.

Riscos: O principal risco associado aos títulos prefixados é o risco de mercado. Eles ocorrem quando as taxas de juros futuras aumentam, fazendo com que o valor de mercado do título caia se o investidor decidir vendê-lo antes do vencimento.

Tesouro IPCA+ (NTN-B – Nota do Tesouro Nacional série B)

Esse título chamamos de híbrido, ou seja, combina uma taxa de juros fixa onde o investidor já sabe no momento da compra, mais uma taxa que acompanha a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a taxa oficial de inflação.

Quer saber mais sobre o NTN-B? Acesse este link

Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B Principal)

Muito parecido ao NTN-B, mas neste caso paga-se os juros semestralmente. Isso pode ser interessante para quem busca uma renda periódica onde garante que o investidor receberá uma rentabilidade real, protegida contra a inflação.

Riscos: O principal risco é o de mercado, pois os preços dos títulos podem variar conforme as taxas de juros futuras e as expectativas de inflação.

Considerações sobre os Títulos Públicos

É muito importante você alinhar se investir em títulos públicos se encaixam em sua estratégia de investimento, por isso vale ressaltar que ao escolher um título público, você deve considerar seus objetivos financeiros e necessidades.

Os títulos públicos desempenham um papel vital na economia, oferecendo oportunidades de investimento seguras e contribuindo para a estabilidade financeira do governo, podem ser uma opção sólida para investidores em busca de estabilidade e renda confiável.

Investimentos, seja em títulos públicos ou entre vários outros que o mercado financeiro nos oferece, é uma jornada complexa e desafiadora. É como navegar em um oceano de oportunidades e riscos. E para essa jornada, ter um profissional financeiro ao seu lado é como ter um experiente capitão para orientar sua embarcação.

Um profissional financeiro, como um Assessor de Investimentos, traz conhecimento, experiência e uma visão estratégica que podem fazer toda a diferença, te auxilia a maximizar seu potencial financeiro e tomar decisões informadas. Acesse este link e solicite o contato de um Assessor!